sábado, 25 de abril de 2015

APGAR


ESCALA DE APGAR

A escala ou índice de Apgar foi criado pela Dra. Virginia Apgar, que consiste na avaliação de 5 sinas objetivos do recém nascido no primeiro, quinto e décimo minuto após o nascimento, atribuindo-se a cada um dos sinais um valor que varia de 0 a 2, utilizados para avaliar as condições do recém nascido. Esses valores são identificados no momento do nascimento do bebê por um pediatra que está acompanhando o parto. A maioria dos bebês nascem sem nenhum problema, e este índice ajuda a identificar os recém nascidos que tem algum tipo de problema no nascimento e de imediato ser tomado alguma providencia para melhorar as condições do recém nascido.

Os sinais avaliados são:
- Freqüência cardíaca;
- Respiração;
- Tônus muscular;
- Irritabilidade reflexa;
- Cor da pele;

Resultado da somatória dos valores.
8 – 10 pontos: Sem asfixia;
5 – 7 pontos: Asfixia leve;
3 – 4 Pontos: Asfixia Moderada;
0 – 2 Pontos: Asfixia Grave;

No momento do nascimento, este índice é útil como parâmetro para avaliar as condições do recém-nascido e orientar nas medidas a serem tomadas quando necessárias. As notas obtidas nos primeiro e quinto minutos são registradas no “Cartão da Criança” e nos permitem identificar posteriormente as condições de nascimento desta criança (se ela nasceu sem asfixia ou com asfixia leve, moderada ou grave).

Quando o bebê nasce, iniciamos a contagem do tempo e avaliamos o índice de Apgar no primeiro e no quinto minutos de vida da criança.

É o método mais comumente empregado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade. Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se as notas de cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10. Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação). O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte).


Tabela para cálculo do índice
Pontos
0
1
2
Freqüência cardíaca
Ausente
<100/min
>100/min
Respiração
Ausente
Irregular/Bradipnéia
Forte/Choro
Tônus muscular
Flácido
Flexão de pernas e braços
Movimento ativo/Boa flexão
Cor
Cianose Central/Palidez
Cianose de extremidades
Rosado
Irritabilidade Reflexa ao Cateter Nasal
Ausente
Algum movimento/Careta
Choro/Espirros