segunda-feira, 23 de abril de 2012

Prova do Laço - Prova de Rumpel Leede

Prova do Laço - Prova de Rumpel Leede


É um procedimento que pode auxiliar no diagnóstico de febre hemorrágica da dengue (FHD), mas não é um exame conclusivo, pois pode ser positivo em diversas outras patologias (rubéola, leptospirose, entre outras), em pessoas com alterações de coagulação ou idosos. Entretanto, é um exame simples, que aliado à anamnese e a outros parâmetros do exame físico pode colaborar na suspeita da patologia e providenciar o início do tratamento. Alguns consideram esta prova obsoleto.
O teste é realizado com um aparelho de pressão. Inicialmente é feita um quadrado (de 1 polegada) no antebraço da pessoa e depois é verificada a pressão arterial. O aparelho é mantido insuflado na pressão média (aprox. 150 mmhg) por 5 minutos. Após a retirada do aparelho é feita uma avaliação do número de petéquias (pontos avermelhados) em um espaço de 1 polegada. Acima de 20 petéquias, o teste é considerado positivo.

Características do exame: observação da pele, após a colocação de um garrote, que interrompa a circulação venosa, durante um período de tempo determinado.

Tempo gasto para a realização da prova do laço: 5 a 10 minutos.

Finalidade: determinar a fragilidade das paredes capilares e estimar a tendência à hemorragia. Ajuda a reconhecer a trombocitopenia.

Preparação prévia: não é necessária. Não repetir no mesmo membro antes de 7 dias.

Resultados:
Valores normais: nenhuma petéquia, ou até no máximo 10 petéquias, em uma área de 5 cm. Escala para informar o número de petéquias:
0 a 10 = 1+
10 a 20 = 2+
20 a 50 = 3+
50 ou mais petéquias = 4+

Valores aumentados: podem indicar coagulação intravascular disseminada, diminuição do fibrinogênio, diminuição da protrombina, deficiência de fator VII, trombocitopenia, tromboastenia, doença de Von Willebrand, deficiência de vitamina K. Pode estar associado a doenças não relacionadas com as patologias da coagulação como: escarlatina, hipertensão, diabetes, gripe, sarampo, escorbuto, dengue.

Confiabilidade dos resultados: boa.

Medicamentos que podem alterar os resultados: informar medicamentos em uso, uma vez que fármacos contendo ácido acetil salicílico (AAS®, Aspirina®), Clexane® e Triclid®, Corticoesteroides interferem nos resultados do exame.




Fontes: