segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESCALA DE AVALIAÇÃO DE RISCO PARA ULCERA DE PRESSÃO DE BRADEN – ESCALA DE BRADEN

 
ESCALA DE AVALIAÇÃO DE RISCO PARA ULCERA DE PRESSÃO DE BRADEN – ESCALA DE BRADEN

A escala de Braden é bastante utilizada nos Estados Unidos da América.
Ela é composta de seis subescalas: percepção sensorial, umidade, atividade, mobilidade, nutrição, fricção e cisalhamento. Das seis subescalas, três medem determinantes clínicos de exposição para intensa e prolongada pressão – percepção sensorial, atividade e mobilidade; e três mensuram a tolerância do tecido à pressão – umidade, nutrição, fricção e cisalhamento. As primeiras cinco subescalas são pontuadas de 1 (menos favorável) a 4 (mais favorável); a sexta subescala, fricção e cisalhamento, é pontuada de 1 a 3. Cada subescala é acompanhada de um título e cada nível, de um conceito descritor chave e uma ou duas frases descrevendo ou qualificando os atributos a serem avaliados.   

A contagem de pontos baixa, na escala de Braden, indica uma baixa habilidade funcional, estando, portanto, o indivíduo em alto risco para desenvolver a úlcera de pressão. A pontuação pode ir de 4 a 23. Pacientes adultos hospitalizados, com uma contagem igual ou menor do que 16 pontos, são considerados de risco. Uma pontuação de 16 é considerada risco mínimo; de 13 a 14, risco moderado; de 12 ou menos, risco elevado (Bergstrom et al., 1987; Bryant et al., 1992; Braden e Bergstrom, 1994; Bergstrom et al., 1995; Dealey, 1996).
  
Dealey (1996) ressalta que as escalas de risco são úteis, trazendo benefícios na avaliação sistemática do paciente, devendo a equipe de enfermagem ter o cuidado de utilizar as medidas preventivas cabíveis quando o paciente é considerado de risco. Segundo a autora, essa avaliação deve ser regular e não ocasional, como é o caso de sua aplicação unicamente na admissão do paciente. 

Existem várias críticas com respeito às escalas de risco descritas, considerando-se que algumas delas subestimam, enquanto outras superestimam a avaliação de pacientes de risco. 

Com a utilização de algumas dessas escalas, estudos demonstraram que pacientes que foram avaliados como sendo de risco não desenvolveram úlcera de pressão, enquanto outros, avaliados como não sendo de risco, a desenvolveram (Dealey,1996). 

Uma outra crítica que pode ser feita às escalas apresentadas é que utilizam ordem de pontuação diferente (crescente ou decrescente) para avaliação do risco, dificultando dessa forma a comparação dos resultados de estudos que testam o seu emprego.   

Ao fazer uma análise das escalas descritas, verificou-se que a de Braden é a que está melhor definida operacionalmente. Mas, acredita-se que, para melhor se adequar à nossa realidade, alguns itens deveriam ser levados em conta como a idade do paciente, as condições da pele, o peso corporal e as condições predisponentes, ou seja, o estado geral de saúde do paciente. Os autores pesquisados, tais como Braden e Bergstrom (1987) e Bryant (1992), dividem os fatores de risco para úlceras de pressão em intrínsecos e extrínsecos. Entretanto, deve-se também investigar “a relação entre eventos presentes no curso clínico da doença, em especial na época do diagnóstico – e sua relação com a evolução do processo ...” (Pereira, 1995), a exemplo das condições patológicas que antecedem e favorecem o risco imediato.   

Ainda referindo-se à causalidade, Pereira (1995) diz que “a relação do tipo ‘causa e efeito’ entre dois eventos, significa que a presença de um deles contribui para a presença de outro.” 

A revisão de literatura que foi empreendida reafirma a importância do uso de uma escala de risco para predizer a possibilidade de desenvolvimento de úlcera de pressão pois, segundo Pereira (1995), “a constatação de que uma associação é de natureza causal tem importante conotação em termos práticos: isto porque, conhecidas as causas, abrem-se melhores oportunidades para a prevenção e controle”.

ESCALA DE BRADEN

1 Ponto
2 Pontos
3 Pontos
4 Pontos
Percepção Sensorial:
Habilidade de responder significativamente à pressão relacionada com o desconforto.
Completamente Limitado : não responde a estimulo doloroso (não geme, não se esquiva ou agarra-se), devido a diminuição do nível de consciência ou sedação, ou devido a limitação da habilidade de sentir dor na maior parte da superfície corporal.     
Muito Limitado: responde somente a estímulos dolorosos, Não consegue comunicar o desconforto a não ser por gemidos ou inquietação, ou tem um problema sensorial que limita a habilidade de sentir dor ou desconforto em mais da metade do corpo.  
Levemente Limitado: responde aos comandos verbais, porém nem sempre consegue comunicar o desconforto ou a necessidade de ser mudado de posição. Ou tem algum problema sensorial que limita a sua capacidade de sentir dou ou desconforto em uma ou duas extremidades.
Nenhuma Limitação: responde aos  comandos verbais. Não tem problemas sensoriais que poderiam limitar a capacidade de sentir ou verbalizar dor ou desconforto. 
Umidade:
Grau ao qual a pele está exposta à umidade.
Constantemente Úmida: a pele é mantida úmida/molhada quase constantemente por suor, urina, etc. a umidade é percebida cada vez que o paciente é movimentado ou posicionado
Muito Úmida: a pele está muitas vezes, mas nem sempre úmida/molhada. A roupa de cama precisa ser trocada pelo menos uma vez durante o plantão.
Ocasionalmente Úmida: a pele está ocasionalmente durante o dia úmida/molhada, necessitando de uma troca de roupa de cama uma vez por dia aproximadamente.
Raramente Úmida: a pele geralmente está seca,  a roupa de cama só é trocada nos horários de rotina.
Atividade Física:
Grau de atividade física.
Acamado: mantém-se sempre no leito.
Restrito à cadeira: a habilidade de caminhar está severamente limitada ou inexistente. Não agüenta  o próprio peso e/ou precisa ser ajudado para  sentar-se na cadeira ou cadeira de roda
Caminha Ocasionalmente: caminha ocasionalmente durante o dia, porém por distâncias bem curtas, com ou sem assistência. Passa a maior parte do tempo na cama ou cadeira
Caminha Freqüentemente: caminha fora do quarto pelo menos duas vezes por dia e dentro do quarto pelo menos a cada duas hora durante as horas que está acordado.
Mobilidade:
Habilidade de mudar e controlar as posições corporais
Completamente Imobilizado: não faz nenhum movimento do corpo por menor que seja ou das extremidades sem ajuda.
Muito Limitado: faz pequenas mudanças ocasionais na posição do corpo ou das extremidades no entanto é incapaz de fazer mudança freqüentes ou  significantes sem ajuda.
Levemente Limitado: faz mudanças freqüentes, embora pequenas, na posição do corpo ou das extremidades, sem ajuda.
Nenhuma Limitação: faz mudanças grandes e freqüentes na posição sem assistência.
Nutrição:
Padrão usual de ingestão alimentar
Muito Pobre: nunca come toda a refeição. É raro quando come mais de 1/3 de qualquer comida oferecida. Come 2 porções ou menos de proteína (carne ou derivados do leite) por dia. Toma pouco líquido. Não toma nenhum suplemento dietético líquido. Está em jejum ou mantido em dieta de líquidos claros ou hidratação EV por mais de 5 dias.
Provavelmente Inadequado: raramente faz uma refeição completa e geralmente come somente metade de qualquer alimento oferecido. A ingestão de proteína inclui somente 3 porções de carne ou derivados de leite. De vez em quando toma um suplemento alimentar. Ou recebe menos do que a quantidade ideal de dieta líquida ou alimentação por sonda.
Adequado: come mais da metade da maior parte das refeições. Ingere um total de 4 porções de proteína (carne, derivados do leite ) por dia. Ocasionalmente recusa uma refeição mas, usualmente irá tomar um suplemento dietético oferecido. Ou está recebendo dieta por sonda  ou Nutrição Parenteral Total, que provavelmente atende a maior parte das suas necessidades nutricionais
Excelente: come a maior parte de cada refeição. Nunca recusa a alimentação. Come geralmente um total de 4 ou mais porções de carne e derivados do leite. De vez em quando come entre as refeições. Não necessita de suplemento alimentar.
Fricção e Cisalhamento
Problema: necessita assistência moderada ou assistência máxima para mover-se. É impossível levantar-se completamente sem esfregar-se contra os lençóis. Escorrega freqüentemente na cama ou cadeira, necessitando assistência máxima para freqüente reposição do corpo. Espasmos, contrações leva a uma fricção constante.
Potencial para Problema: movimenta-se livremente ou necessita uma assistência mínima. Durante o movimento a pele provavelmente esfrega-se em alguma extensão contra os lençóis, cadeiras, ou restrições ou outros equipamentos. A maior parte do tempo mantém relativamente uma boa posição na cadeira ou na cama, porém de vez em quando escorrega para baixo.
Nenhum Problema Aparente: movimenta-se independentemente na cama ou cadeira e tem força muscular suficiente para levantar o corpo completamente durante o movimento. Mantém o tempo todo, uma boa posição na cama ou cadeira.