segunda-feira, 24 de setembro de 2012

HEMOGRAMA


HEMOGRAMA
HEMOGRAMA – VALORES - CONCEITOS


Conceito
O hemograma é um dos exames mais uteis na medicina hoje, é usado para avaliar células sanguíneas de um paciente como as da série vermelha (hemácias), da série branca (leucócitos), contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematimétricos. Neste exame vamos encontrar os seguintes dados: Contagem de todas as células presentes, características morfológicas (Formato, Tamanho, Consistência), alterações da hemoglobina. Todo hemograma é completo, não existe hemograma simples e completo. O que muitas pessoas confundem como hemograma completo é fato de que as vezes o médico pode pedir exames específicos complementares como: colesterol, glicose, tipo sanguíneo, HIV, etc.
Estudo
                Na realização do exame iremos estudar basicamente 3 tipos de células que são:
                - Hemácias (Glóbulos Vermelhos)
                - Leucócitos (Glóbluos Brancos)
                - Plaquetas
                Todas estas células são produzidas na medula óssea.
                Sendo assim dividiremos nosso exame em três partes: Eritrograma (Estudo da série vermelha), Leucograma (Estudo da série branca), Plaquetas.
- Eritrograma
                Valores de referência.
                               Apesar de que praticamente todos os laboratórios já colocam os valores de referência ao lado dos valores obtidos no exame, vamos dar uma olhada geral nesses valores.
Eritrograma
Valores de referencia
Hemácias em milhões
4,5 a 6,0 milhões/mm³
Hemoglobina
13 a 16 g/dL
Hematócrito
38 a 50 %
Volume Globular Médio (VGM)
80 a 100 fl
Hemoglobina Globular Média (HGM)
26 a 34 pg
C.H. Globular Média (CHGM)
31 a 36 g/dL
RDW
11,5 a 15 %

Hematócrito: É o percentual do sangue ocupado pelas hemácias. Um hematócrito de 44% indica que 44% do volume do sangue está ocupado por hemácias e os outros 56% estão compostos por todas as outras substancias que estão no sangue, como água, eletrólitos e todas as outras substancias que estão diluídas e esse conjunto dos 56% se chama plasma.
Hemoglobina (Hb): É uma metaloproteína que contém ferro e se encontra dentro dos glóbulos vermelhos e a sua função principal é o transporte de oxigênio através do sistema circulatórios até as células.
Volume corpuscular médio (VCM): Mede o tamanho das hemácias. Um VCM normal nos indicará normociticas(normocitose), se estiver elevado nos irá indicar hemácias macrociticas(macrocitose - células grandes), e se estiver diminuído indicará hemácias microciticas (microcitose - células pequenas).
A fórmula utilizada é VCM = (hematócrito/hemácias) * 10
Hemoglobina corpuscular média (HCM): Indica o peso da hemoglobina dentro das hemácias. Quando está diminúido se chamam hipocrômicas, se estiver normal se chama normocrômica e se estiver elevado se chamará hipercrômicas.
A fórmula utilizada é HCM = (hemoglobina/hemácias) * 10
Concentração de hemoglobina corpuscular média: Avalia a concentração de hemoglobina dentro da hemácia.
A fórmula utilizada é CHCM = (hemoglobina/hematócrito) * 10
RDW (Red Cell Distribution Width) ou seja Distribuição do tamanho das células vermelhas: Se tiver um valor elevado isso indicará que temos muitas células de tamanhos diferentes.
- Leucograma
                É a parte do hemograma que avalia os leucócitos ou seja a série branca. Que são células resposáveis no combate a células estranhas no organismo.
                Cada uma delas tem uma função diferente, que em conjunto formam o sistema de defesa do nosso organismo.
                Valores de referência
Glóbulos brancos totais: 4000 a 1000/ml
Leucograma
Valores de referência
Basófilos
0 a 2 %
Eosinófilos
1 a 5 %
Linfocitos
22 a 44 %
Monócitos
3 a 10%
Neutrófilos
45 a 75 %
Neutrófilos Bastões
3 a 5 %

Neutrofilos: O neutrófilo é o tipo de leucócito mais comum no sangue. São especializados no combate as bactérias. Portanto quando temos um aumento no número de leucócitos totais, originado principalmente pela elevação de neutrófilos, estamos diante de uma infecção bacteriana.
Segmentados ou Bastões: São neutrófilos jovens. Quando estamos com algum tipo de infecção no organismo a medula ósse aumenta rapidamente a produção de leucócitos e acaba enviando a corrente sanguínea os neutrófilos recém produzidos. O organismo tenta acabar com a infecção rapidamente, portanto não há tempo de maduração.
No meio médico, quando o hemograma apresenta muitos bastões chamamos este achado de "desvio à esquerda". Esta denominação deriva do fato dos laboratórios fazerem a listagem dos diferentes tipos de leucócitos colocando seus valores um ao lado do outro. Como os bastões costumam estar à esquerda na lista, quando há um aumento do seu número diz-se que há um desvio para a esquerda no hemograma. Portanto, se você ouvir o termo desvio à esquerda, significa apenas que há um aumento da produção de neutrófilos jovens.
Linfocitos: Os linfócitos são o segundo tipo de leucócitos mais populoso no sangue. Eles são responsáveis na defesa contra vírus e contra surgimento de tumores. São também responsáveis pela produção de anti-corpos.
Monócitos: São ativados tanto em processos virais como processos bacterianos. Quando temos algum tipo de invasão por germes, o sistema inmune envia os monócitos até o local de infecção quando este se ativa e transforma-se em macrófago, sua função principal é fagocitar o invasor.
Eosinófilos:  São responsáveis no combate a parasitas e a alergias. O aumento de eosinófilos ocorre em pessoas alérgicas, asmáticas, ou em caso de infecção intestinal por parasitas.
Basófilos: Sua elevação ocorre em processos alérgicos e inflamação crônica.
- Plaquetas
As plaquetas são as células responsáveis pelo início do processo de coagulação. Quando um tecido de qualquer vaso sanguíneo é lesado, o organismo rapidamente encaminha as plaquetas ao local da lesão. As plaquetas se agrupam e formam um trombo, uma espécie de rolha ou tampão, que imediatamente estanca o sangramento. Graças à ação das plaquetas, o organismo tem tempo de reparar os tecido lesados sem que haja muita perda de sangue.
O valor normal das plaquetas varia entre 150.000 a 450.000 por microlitro (uL). Porém, até valores próximos de 50.000, o organismo não apresenta dificuldades em iniciar a coagulação.
Quando os valores se encontram abaixo das 10.000 plaquetas/uL há risco de morte uma vez que pode haver sangramentos espontâneos.
Trombocitopenia é como chamamos a redução da concentração de plaquetas no sangue. Trombocitose é o aumento.
A dosagem de plaquetas é importante antes de cirurgias e para avaliar quadro de sangramentos sem causa definida.

- Terminologia utilizada
§  Leucocitose: aumento no número total de leucócitos.
§  Leucopenia: diminuição do número total de leucócitos.
§  Plaquetopenia: diminuição do número total de plaquetas
§  Eritrocitose ou policitemia: aumento do número de hemácias no sangue.
§  Eritroblastemia: diminuição do número dos precursores das hemácias.
§  Trombocitopenia: diminuição do número normal de plaquetas.
§  Bicitopenia: diminuição em número de duas populações celulares.
§  Pancitopenia: diminuição em número das três populações celulares.
§  Desvio à esquerda: aumento do número de bastões acima de 5/mm³, ou presença de formas mais imaturas como mielócitos e metamielócitos.
§  Linfocitose: aumento do número de linfócitos.
§  Linfopenia: diminuição do número de linfócitos.
§  Neutrofilia: aumento do número de neutrófilos.
§  Neutropenia: diminuição do número de neutrófilos.
§  Eosinofilia: aumento do número de eosinófilos.
§  Monocitose: aumento do número de monócitos.
§  Basofilia: aumento do número de basófilos.